TÁ CONTADO

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ta Contado

TA CONTADO
Opinião: Se o deputado federal eleito e mais votado do Brasil, o humorista Tiririca é analfabeto ou não, o problema não é dele, e tampouco de seus eleitores, e sim, de quem o aceitou como candidato. Ou seja, o PR e o TRE, que tinham a obrigação de verificar seus documentos e grau de instrução. Aliás, na ficha de preenchimento, consta o campo escolaridade, alguém errou feio.

Para muitos a vitória de Aloísio Nunes (PSDB) em primeiro lugar, não foi surpresa, pois com a desistência do ex-governador Orestes Quércia (PMDB), por motivo de doença, é natural que os votos de Quércia seriam direcionados ao candidato tucano. Além de muitos dissidentes de Romeu Tuma (PTB).

A Câmara Municipal de São Paulo perde oito dos atuais vereadores, que alçaram cargos na Assembléia Legislativa e Câmara Federal. São eles: João Antonio (PT), Jooji Hato (PMDB), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB) deputados estaduais, e, José Olimpio (PP), Marcelo Aguiar (PSC), Gabriel Chalita (PSB), José Luiz Penna (PV) e Mara Gabrilli (PSDB) deputados federais.

Quem Assume cadeiras no legislativo paulistano no próximo ano, são os suplentes: Aníbal de Freitas (PSDB), que já sentiu o gostinho de ser vereador, José Rolim (PSDB) assume nas mesmas condições de 2006, onde era o primeiro suplente - Tião Farias (PSDB), que não conseguiu se reeleger, Carlos Neder (PT) eterno suplente, que assume ora na Assembléia, ora na Câmara, Aurélio Nomura (PV), suplente que por várias vezes, ocupou o cargo de vereador, Atila Russomanno (PP), Quito Formiga (PR), que ocupava a cadeira de Marcos Cintra (PR) Secretário Municipal, agora é titular, em seu lugar Edir Salles (DEM) volta pela coligação, e finalmente Davi Soares (PSC), filho de RR Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Famosos que apesar do nome não conseguiram votos suficientes para se elegerem: Netinho de Paula vereador (PCdoB) ficou em terceiro no Senado, Agnaldo Timóteo vereador (PR), Ademir da Guia, Vampeta, Marcelinho Carioca, Diney, Léo Áquila, Maguila, Simony, Moacyr Franco, Kiko KLB, Leandro KLB.

Curiosidade: O vereador Milton Leite (DEM), elegeu dois filhos, Alexandre Leite (DEM) 21 anos o deputado federal mais jovem, e Milton Leite Filho reeleito a Assembléia Legislativa. Arselino Tatto (PT) vereador também elegeu dois irmãos, Gilmar Tatto (PT) federal e Enio Tatto (PT) estadual. Já o vereador e corregedor da Câmara Wadih Mutran (PP) não consegui levar seu filho Ricardo Mutran (DEM) a Assembléia Legislativa, faltaram apoio do partido, tempo na TV e maior agressividade na campanha.

Foi grande o numero de candidatos que recorreram ao STE (Superior Tribunal Eleitoral), tentam reverter à situação onde foram impugnados, inaptos e indeferidos. Porém, foram bem votados e quer a validade dos votos, o caso de maior repercussão foi o de Francisco Chagas (PT), que acusa o Tribunal de cometer um erro grosseiro, onde num processo, ele, Chagas é autor e não réu, ainda assim, viu sua candidatura prejudicada, por um erro formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário