TÁ CONTADO

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Fanrasmas da Câmara

TA CONTADO (ESPECIAL)

FANTASMAS DA CÂMARA E TITULOS NÃO RETIRADOS

Por ZéLuiz Varricchio



O maior legislativo municipal da América do Sul, a Câmara Municipal de São Paulo, inaugurada em 1560, e o atual edifício, levaram oito anos para ser construído e sua inauguração foi em 07 de setembro de 1969 em concorrida sessão solene, e, abriga em suas dependências, historias e personagens curiosos que deram vazão a intrigas e fatos poucos comuns além, do medo de se transitar por seus corredores na calada da noite. Não só os vereadores mais antigos conhecem, sabem ou viveram situações trágicas, cômicas e até surreal nos 450 anos de existência deste enorme espelho da cidade e que se tornou vidraça devido a escândalos patrocinados por poucos vereadores.

Para saber um pouco sobre os trabalhos e a história da Câmara Municipal, vamos ver e ouvir funcionários, vereadores e registros de acontecimentos que nos remetem a observar sem criticas os bastidores do parlamento municipal, onde se decidem os destinos de umas das maiores metrópoles do mundo.

Uma casa de varias etnias, raças e credos, o vereador mais antigo e também o mais idoso, e que nunca faltou a uma sessão e que conta os anos e dias dos seus mandatos, a cada vez que é questionado, é considerado o ultimo politico tradicional do estado, é o vereador Wadih Mutram, vaidoso e dono de uma perspicácia politica, passa para os mais novos os meandros e o caminho das pedras do regimento interno. Porém, não é só de políticos que vive o parlamento, tanto, que no plenário em dia de sessão, temos artistas, esportistas, médicos, engenheiros delegados de policia e uma gama de profissionais que enveredaram para o campo nada amistoso da politica.

Quem não se lembra do medalhista olímpico o judoca Aurélio Miguel (uma medalha de ouro em 1988 em Seul e outra de bronze em 1996 em Atlanta), o cantor e vereador Agnaldo Timóteo, que está em seu quinto mandato, como Deputado Federal, depois vereador, e que leva sua vida artística e politica caminhando lado- a-lado sem desavença, continua lotando de fãs seus shows, e, apresentou um projeto em que o motorista de táxi tenha o décimo terceiro salário. (rodar com a bandeira dois durante o mês de dezembro). Também o pagodeiro Netinho de Paula, que vem surpreendendo na atividade de edil, o espirita Quito Formiga que leva mais de seis mil pessoas ao Centro Perseverança, e que faz um trabalho social pouco divulgado, com atendimento a dois mil e quinhentos menores. Lembramos também, que ao longo dos anos, passaram pela Câmara o campeão mundial de Box Eder Jofre, os corintianos Zé Maria, Biro-Biro, o palmeirense Ademir da Guia, o cantor sertanejo que virou gospel Marcelo Aguiar, e reis da tribuna, como: Brasil Vita, Samir Achôa, Carlos Apolinário, Miryan Athiê e tantos outros.

FATOS CURIOSOS

Há alguns anos, a Câmara decidiu fazer uma propaganda interna sobre um determinado assunto, e distribui cartazes por todo o prédio, neste cartaz, estavam homens e mulheres (modelos) todos de pele branca o que chamou a atenção da ex-vereadora Claudete Alves que defende a igualdade entre as raças como ninguém e exigiu que se colocasse um negro na foto, no que foram prontamente atendidos, desse dia em diante os responsáveis pela propaganda interna, mudaram radicalmente sua visão sobre como tratar a publicidade. (Claudete é autora do feriado de 20 de novembro dia da Consciência Negra).

O prédio que abriga a Câmara talvez seja o único do mundo, em que no terceiro andar haja enchente, ora pelo excesso de chuvas ora por algum vazamento em uma das enormes caixas d’água localizadas no topo do edifício. Não se sabe ao certo, se é por erro de calculo ou algo incomum que ocorre o alagamento.

Filémon da Silva Sobrinho ou simplesmente Filé, folclórico funcionário, que com o seu inconfundível chapéu de couro puro, há mais de trinta anos é uma das referencias da casa. Têm também, visitantes “ilustres” como a famosa senhora de origem nipônica, com a sua vestimenta chamativa e singular, não falta a uma sessão ou Comissão Interna, e constantemente é anunciada como a “Comendadora”. Não esquecendo, no entanto, os freqüentadores de coquetéis - quando há um evento como: entrega de títulos, medalhas, diplomação e outras honrarias, estão sempre presentes às mesmas pessoas apenas para desfrutar dos saborosos salgadinhos, bebidas e quitutes. E por conta disso, na pauta de eventos não consta mais o anúncio de coquetel e apenas a entrega de determinado premio, isto, espantou alguns “penetras”, e atualmente, apenas convidados são autorizados a permanecer no recinto festivo. Nesta nova composição do Legislativo, a partir de 2013, nomes relacionados a tragédias foram eleitos vereadores, como: Ota que teve o filho assassinado por seqüestradores, Ari Friedenbach, sua filha foi morta pelo bandido Campinha, Além de militares da PM, Capitão Conte Lopes, Cel telhada ex-comandante da ROTA e Cel Camilo ex-comandante da PM, não deixa de ser curioso. Houve na Câmara dos vereadores, 136 noites de velórios (políticos e personalidades falecidas e veladas na Câmara Municipal).

(ASSOMBRAÇÕES) OU FUNCIONÁRIOS FANTASMAS e ATÉ ETs

Quando se fala em fantasmas da Câmara, o principal personagem, indicado por todos, é o senhor Aristides S. de Paula, (um homem sério probo e de grande credibilidade, e quando procurado pela imprensa, não é a todos que concede entrevista) com a capacidade de ver pessoas do outro mundo, que vaga pelos corredores do parlamento e com 37 anos de serviço. Até um padre exorcista certa ocasião visitou a Câmara para “espantar” os fantasmas, principalmente uma loura que circulava pelo oitavo andar, no entanto, sem sucesso. Aristides foi entrevistado até pela imprensa internacional, por conta de espíritos.

Em conversa com Aristides, ele conta algumas passagens sobre almas perambulando pelas dependências da casa, sobre uma loura do oitavo andar (talvez a mesma da Biblioteca veja abaixo). Certa vez Aristides estava no elevador, quando entrou um senhor de cabelos grisalhos e pediu a ele que fizesse uma obrigação no cemitério da Quarta Parada, o que Aristides prontamente atendeu – não quis revelar qual seria a obrigação – Aristides garante que até nos dias de hoje varias entidades perambulam pelos corredores, e que vez ou outra ele presencia descargas serem acionadas com os banheiros vazios. Em 1995 uma funcionária da limpeza, entrou na Biblioteca e lá, se encontrava uma mulher lendo tranqüilamente um livro, a funcionária pediu educadamente que a senhora deixasse o local, no qual não foi atendida, em seguida a mesma funcionária pediu o auxilio de um policial e de Aristide que se encontravam no mesmo andar, lá chegando não havia ninguém, já a responsável pela faxina do prédio há trinta e cinco anos Dona Antonia Oliveira Alves, conta que certa vez chegou ao décimo segundo andar, em uma determinada sala, mal entrou, saiu rapidamente e apavorada, pois o armário do arquivo fechava e abria as gavetas seguidamente sem ninguém na sala.

O ET ASSUSTADO

Ainda segundo Aristides no sexto andar certa noite, ele se deparou com uma figura estranha, um ser pequenino moreninho e de orelhas grandes, agachado e assustado no canto da parede, para logo em seguida, sumir misteriosamente.

Outro fato que chamou a atenção de funcionários foi quando o ex-vereador Faria Lima, juntamente com sua esposa, ficou trancado em seu gabinete, (o curioso é que a porta somente trancava pelo lado interno do gabinete privativo do vereador, e ele levou quase uma hora para conseguir sair) o fato foi atribuído a fantasmas da casa.

ENTIDADE INCORPORA EM ARISTIDES NO MOMENTO DA ENTREVISTA

No momento em que fazíamos esta reportagem, em conversa com o senhor Aristides, ele começou a agir de modo estranho e pouco convencional, até que uma entidade se manifestou e passou a “conversar” com este entrevistador. Ele dizia que não poderia revelar seu nome, pois foi funcionário da casa, e que estava ali porque gostava de permanecer e circular pelos andares do prédio e também, para proteger o senhor Aristides, que estava cercado de entidades, tanto do bem quanto do mal, revelou ainda, que no entorno da Câmara, havia muitos espíritos devido ao incêndio do Edifício Joelma ocorrido em 1974 fazendo 199 vitimas fatais, (que fica ao lado da Câmara dos vereadores) e que muitos foram socorridos naquele local e ali “desencarnaram”. A entidade foi embora dizendo para que se fizesse uma oração “Pai Nosso” que foi atendido por este jornalista e seu Aristides, que não se lembrou de nada do que se passou enquanto estava “incorporado” Seu Aristides disse ainda, que sabe quem é a loura da biblioteca e do oitavo andar, e que ela era funcionária da casa, e não revelaria seu nome em respeito à família. Muitos funcionários têm histórias a contar sobre os fantasmas da Câmara, semelhantes outras nem tanto, o fato é que todos garantem que são verdadeiras, e os únicos fantasmas que alguns vereadores faz questão que não sejam descobertos e guardam a sete chaves, e que também são os mais temidos, são os famigerados funcionários fantasmas, que assombram alguns gabinetes e causam prejuízos à cidade de São Paulo.

PROJETOS CURIOSOS - TITULOS E MEDALHAS

Certos vereadores e ex que passaram pela Câmara apresentaram projetos no mínimo curiosos, como: O Dia do Vampiro – que versa sobre a Doação de sangue – do ex-vereador José Laurindo - Dia do Pico do Jaraguá do ex-craque Ademir da Guia – Dia do Orgulho Heterossexual do vereador Carlos Apolinário – Dia da Sanfona de Netinho de Paula – em homenagem ao sanfoneiro Mario Zan – dia do Fã das séries de TV de autoria do ex-vereador Roger Lin, onde Batman, Zorro, Power Ranger, CSI e outros agradecem. Também os Papas Bento 16 e João Paulo II, se tornaram cidadãos paulistanos graças ao vereador Domingos Dissei que prestou homenagens aos pontífices. Havia ainda, diversas honrarias, prêmios, títulos e medalhas não retiradas ou recebidas pelos homenageados, motivos são os mais diversos como: não reeleição de vereadores, morte do proponente ou do agraciado, e até mesmo esquecimento, como títulos oferecidos pós-morten, já que interessados deixaram cair no esquecimento pelo tempo implacável e cruel. Mas, por determinação do ex-presidente Antonio Carlos Rodrigues (PR) foi entregue aos legítimos donos todas as homenagens pendentes desde 1969, (via correio, sedex ou eventos em bloco ocorrido no legislativo) quando começaram os reconhecimentos por serviços prestados a cidade. Títulos como do falecido ex-presidente Tancredo Neves, recebido pelo seu neto Aécio Neves, Antonio Carlos Magalhães, falecido ex-governador baiano também agraciado, sua família recebeu a homenagem em casa. Existe ainda, cerca de trinta pendências na Câmara, por solicitação dos ex-vereadores, que pretendem entregar ao longo deste e do próximo ano. Alguns dos homenageados são celebridades como, o rei Roberto Carlos Braga, Manoel da Nóbrega (A Praça da Alegria), Senhora Pérola Brygton, Vicente Leporace, Ulisses Guimarães, Dom Helder Câmara, Nelson Hungria (pai do código penal), Silvio Caldas, Jorge Amado, Leonel Brizola, Assis Chatobriand, Eurico Gaspar Dutra, Jânio Quadros (ex-presidentes), Adhemar de Barros, Francisco Cembranelli (promotor do caso Izabela Nardoni), Sergio Mamberti, presidente Eisenhower, Amaury Junior, José Luiz Datena, o cantor sertanejo Daniel, e até o Papa João Paulo II e Bento XVI, já mencionado nesta reportagem, o fenômeno Ronaldo, Andrés Sanches, o cantor Fábio Junior e tantos outros,

Atualmente a Mesa Diretora da Casa vem através de diversas medidas e atitudes, tentando melhorar a imagem do legislador, com a criação da Ouvidoria da Câmara, Prestação de Contas Mensal, Transparência no mandato etc. A verdade é que a Câmara Municipal de São Paulo vai continuar sendo o maior parlamento municipal da América do Sul, e seus vereadores vão administrar o maior orçamento do Brasil, (cidade) perdendo apenas para a União (com ou sem fantasmas) e também, serão os políticos mais fiscalizados e incompreendidos deste país chamado Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário