TÁ CONTADO

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Eterno no Poder??


TÁ CONTADO
POR: Zéluiz Varricchio­ - (zéluxu)

Câmara

Com a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Paulo, o que se sabe é que o Orçamento pra a cidade em 2019, será finalmente decidido ainda nesta semana. E na rádio peão dos bastidores da política, o comentário é que a mesa diretora foi eleita para que o atual Presidente Vereador Milton Leite (DEM), se perpetue no poder, assim, com a eleição de Eduardo Tuma a presidência, a expectativa  é que ele seja alçado a uma Secretaria do Município, onde já ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil.

Câmara II

Na verdade, existe um movimento para que o Vereador Eduardo Tuma (PSDB), eleito novo Presidente da Casa ocupe um cargo na prefeitura ou no Governo do Estado e assim, o vice - presidente eleito na Câmara Municipal e atual Presidente Milton Leite, venha a assumir a Presidência no ano que vem. Ficando, portanto, pelo terceiro ano seguido o principal dirigente do legislativo municipal. Ou seja: um verdadeiro “golpe de Mestre para que o poder não fuja de suas mãos.

Ambiental

Foi inaugurado nesta semana, o Posto da Polícia Ambiental e Rural na Casa Verde, compareceram diversas autoridades civil e militar. Este prédio começou a ser construído pelo ex - Governador Geraldo Alckmin (PSDB), que em seguida, paralisou as obras por anos a fio e, tentou nas proximidades das eleições, usa-lo como trampolim eleitoral e o resultado todos sabem, deu um furo n’água. Na verdade falta muito ainda para o espaço abrigar adequadamente aquela Cia. Assim, foi feito tudo às pressas, pois, o antigo local na Avenida Rio Branco, esta tombado pelo Patrimônio Histórico. E a manutenção é precária.

Mandaqui

O Complexo Hospitalar do Mandaqui vem atendendo os moradores da região norte e também, de todo o Estado e de fora dele. Com maestria e determinação, segundo norma do novo diretor daquele hospital, Dr. Marcelo Viterbo. As consultas aumentaram, os números de cirurgias cresceram tudo no mais absoluto controle e tranquilidade. Agora, o foco, além de tudo isto é continuar um atendimento de excelência e priorizar os Prontos Socorros do Hospital. E o mais importante, o Diretor Dr, Marcelo conta com o apoio do Médico e ex - Vereador Rubens Calvo, que aliás, recebeu uma justa homenagem da Santa Casa de Misericórdia, por ter destinado verbas a instituição, quando fazia parte do Legislativo e do Orçamento Municipal. E sobre o assunto verba orçamentária, quem destinou 200 mil reais do Orçamento do Estado ao Hospital do Mandaqui, foi o Deputado Estadual Pedro Kaka.

Mandaqui II

Nesta semana ainda aconteceu a reunião mensal do Conselho Gestor do Complexo Hospitalar do Mandaqui, que continuava até esta data com a firme intenção de fazer oposição a atual diretoria. Apesar de que os novos diretores e diante da resistência, vem desenvolvendo um trabalho que só tem gerado elogios. Assim, os diretores Dr. Marcelo Viterbo e Dr. Sérgio Amaral, seguem num único proposito que é o atendimento cada vez melhor aquele que procura os serviços médicos da Unidade do Mandaqui.

Mandaqui III

Durante a reunião do Conselho Gestor, o Presidente  convocou eleições para fevereiro de 2019, quando foi “pego” de surpresa, onde o Dr. Marcelo Viterbo, de posse de um documento da Secretaria da Saúde e com base em lei julgada pelo STF – Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional a Lei que “permitia” a existência de um Conselho Gestor em todas as unidades de saúde do Estado. E com base legal, foi dissolvido o Conselho Gestor, provocando indignação dos membros participantes do Conselho.

Mandaqui IV

Terminando a ocorrência da reunião, foi solicitado a entrega de “crachás” dos componentes do já dissolvido conselho, fato que causou uma breve confusão, quando foi requerido um documento por escrito que fizesse tal solicitação, fato este que foi aceito imediatamente pelo senhor Advogado. A bem da verdade, é que este conselho, já deveria estar extinto, desde julho, quando a determinação não foi cumprida e nem havia esta diretoria atual, portanto, agora o que se fez, foi cumprir a lei em seu estrito dever. Finalmente, claro está, que, quando este colunista pediu o Regimento Interno ou estatuto do Conselho, houve um certo desconforto e não recebemos tal documento, que em tese deveria ser público. (agora sabemos a razão do não fornecimento do estatuto). Após o fechamento desta edição, tomamos conhecimento que a nova diretoria, terá condições de praticar as melhorias necessárias sem a interferência parcial de alguns conselheiros.  

Festa?

Nesta semana foram comemorados os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, por todos os cantos do mundo. Isto, é muito bonito e importante, porém, esqueceu-se de criar a Declaração dos Deveres Humanos. Assim, fica um vácuo permitindo discussões e até processos diante de tanto absurdo.


Esta Coluna Tem o Mesmo Comportamento, na Crítica ou Elogio: O MERECIMENTO.





















































































Festa?



Nesta semana foram comemorados os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, por todos os cantos do mundo. Isto, é muito bonito e importante, porém, esqueceu-se de criar a Declaração dos Deveres Humanos. Assim, fica um vácuo permitindo discussões e até processos diante de tanto absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário